Cariri

Homenagem Saiba como é o dia de trabalho dos garis e margaridas em Juazeiro do Norte

Saiba como é o dia de trabalho dos garis e margaridas em Juazeiro do Norte (Foto: Guto Vital/Agência Miséria)
Em 16/05/2018 às 06:10

16 de maio é o dia do Gari. O site Miséria presta homenagem a esses profissionais que fazem a limpeza pública em Juazeiro do Norte. A TV Miséria acompanhou de perto a sacrificante rotina de dedicação e empenho dos trabalhadores em manter limpas as vias públicas.

Apesar de não receber a valorização social e profissional que merecem, os trabalhadores exercem a função com dignidade, como pode ser conferida na reportagem de Ana Lima e Guto Vital.

Ana entrevistou garis, margaridas [termo feminino para gari], membros da empresa que presta o serviço de limpeza, e um popular, o aposentado Jamací Gonçalves. Para ele, “a profissão de gari é digna e são eles quem zelam por nossa saúde fazendo a limpeza das ruas”, disse.

O termo Gari surgiu no Rio de Janeiro e tem inspiração no nome Pedro Aleixo Gary, que durante o império assinou com a corte brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana do país.

Já na década de 1970, em São Paulo, as mulheres entram no ramo e a palavra Gari ganha uma versão feminina, Margarida.

Assista ao vídeo

Por João Boaventura Neto
Miséria.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.